quinta-feira, 6 de abril de 2017

O EMPODERAMENTO DE DÉBORA

DESCUBRA SEU PODER DE INFLUÊNCIA  E USE-O!

Texto: Juízes 4                                                
Todas nós temos poder para influenciar pessoas. Mas geralmente nos deixamos influenciar pelos outros e nos acomodamos em sermos conduzidos.

Este texto fala de uma mulher chamada Débora, era conselheira e profetiza em Israel. Alguém escolhida por Deus para dar direcionamento e orientar pessoas em todas as áreas de suas vidas.
É muito bom receber conselhos e direcionamentos, mas se não os colocamos em prática, nada  muda.  Então vamos começar a colocar em prática o que recebemos de Deus?
Uma mulher usada por Deus não dá apenas direcionamentos, ela também os executa. Em determinado momento, Deus manda Débora dizer a Baraque que vá à guerra. Baraque recebe o direcionamento, porém diz que só irá se Débora for com ele.
Ela poderia pensar. Por que devo  ir? Deus mandou Baraque! Mas ela sabia o poder de influencia que tinha e aceitou o desafio de apoiá-lo e de  mudar a situação.

Se você pudesse mudar uma situação na sua vida hoje qual seria?
Uma  mulher empoderada por Deus não se conforma com as situações a sua volta, ela se levanta e age. Em Romanos 12: 2  diz “ Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento”.  Quando renovamos a mente com a  palavra de Deus, agimos com autoridade,  exercemos influência e inspiramos outros.
A rota do empoderamento passa também pelo poder de exercer influência.
1)   Influencie a si mesma – a primeira pessoa que precisa ser influenciada é você mesma! Acredite no seu potencial e na autoridade que Deus te deu. Ter poder de influenciar significa ter Autoridade moral. A pessoa que tem autoridade moral tem o discurso alinhado com suas ações, ou seja, ela fala e faz!  Então se  levante e comece a mudar agora. Quando temos autoridade moral, realizamos coisas nobres. Não esperamos o incentivo dos outros, não esperamos que alguém faça. Levantamos-nos como profetas e dizemos: Eis-me aqui, usa-me! Deus pode usar você para ser o agente incentivador e realizador que Ele precisa na terra. Ele precisa de pessoas disponíveis, corajosas e destemidas. Ele precisa de pessoas que acreditam que foram chamadas para realizar a Vontade Dele e simplesmente creem e obedecem. São as “Déboras”, os  “Neemias” , os “Josués” que não atrasam os planos e projetos de Deus. Comece hoje, coloque em prática o que está adormecido em sua vida, seja um curso, mudança de hábitos,  cuidar da sua saúde, um empreendimento, uma viagem, aprender a dirigir, qualquer coisa que te leve a superação e a realização.

2)  Aceite desafios  - Débora aceitou o desafio de ir para batalha com Baraque. Uma mulher empoderada nunca foge dos desafios, enfrenta-os e vence.  Quando temos  autoridade moral derrubamos obstáculos e adquirimos uma mente direcionada para vencer, não para fracassar. Em Filipenses 4: 13 a Bíblia diz : “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”, isso significa que cada desafio que se apresenta diante de você é o reflexo do que você é capaz. Não aceitar desafios pode nos impedir de realizar  grandes coisas e obter muitas conquistas. Descobri habilidades surpreendentes ao aceitar desafios em minha vida e muitos mitos que tinha a meu respeito caíram por terra quando decidi enfrentar algo novo e acreditar que sou capaz de fazê-lo. Lembres-se que nós temos o Espírito Santo de Deus e Ele nos capacita a fazer todas as coisas - João 14:26.  Tome posse disso.
3)      Seja inspiração para outros – Inspirar é aclarar o espírito.  Débora serviu de inspiração para Baraque, ela usava seus dons para inspirar as pessoas ao seu redor. Todas nós temos algo que serve de inspiração para os outros, pode ser a maneira de vestir, de falar, conquistas ,  experiências alcançadas, força, fé, alegria.  Você pode se transformar em um modelo e referencial para aqueles que te cercam. No vídeo eu conto minha experiência com minha afilhada de 4 anos que adora meus sapatos e diz que quer ser como eu e me pediu para eu deixar os meus sapatos para ela quando eu ficar velhinha. Minha reflexão é que quero deixar mais que sapatos para ela. Quero ser a inspiração de uma mulher forte, integra,  temente a Deus , que tem autoridade moral para influenciar pessoas e mudar circunstâncias.

Débora vence a batalha e termina com uma oração que diz: “ Que aqueles que te amam sejam como o sol quando sai na sua força.”

Minha oração é que você seja como o sol, que ilumine o coração das pessoas, que leve luz e faça cessar toda noite e escuridão na sua vida e em sua família . Que você   possa brilhar onde estiver plantada para que todos vejam a luz de Deus em você.
Seja uma mulher empoderada e influenciadora!
Com amor.

Pra. Denise Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário