sexta-feira, 14 de abril de 2017

O EMPODERAMENTO DE ESTER

Não se precipite, use estratégias!

A história de Ester é muito rica de exemplos para nós mulheres. Uma mulher sábia e que soube usar estratégias para conquistar o que precisava para salvar a si mesma e ao seu povo.

A precipitação sempre anula as boas estratégias. Quando agimos debaixo de precipitação anulamos os resultados. Quantas vezes você já se arrependeu de algo que disse, ou fez sem pensar? Quantas vezes você se precipitou e tomou alguma decisão que não deveria ter tomado?

Ester viveu algumas situações no palácio,  onde precisou usar de toda sabedoria e buscar  estratégias para obter êxito.
Em primeiro lugar, ela foi para o palácio para participar de uma seletiva onde o  Rei escolheria entre as mulheres mais bonitas do reino, apenas uma , para ser rainha no lugar de Vasti. Seu tio Mardoqueu sabiamente lhe adverte: " Não revele nada sobre origem, não diga a ninguém que  você é judia. Declarar sua descendência poderia comprometer a escolha do Rei por ela.

Um mulher empoderada não deve revelar tudo a seu respeito : não seja precipitada ao falar. As vezes compartilhamos sonhos com as pessoas erradas, compartilhamos segredos, abrimos o nosso tesouro, que é o nosso coração,  e não sabemos porque somos roubados. Seja autêntica, confie em si mesma e  explore suas qualidades. Gastamos muito tempo focadas em nossas deficiências e limitações e nos esquecemos de valorizar  usar nossas qualidades.

Ester foi escolhida para ser rainha quase sem palavras e não pediu nada. Encantou com sua beleza e maneira de ser. Use seus atributos naturais para conquistar os lugares que já são seus reservados por Deus.
Depois de ser feita rainha, descobriu uma conspiração contra o rei, esperou o momento certo e contou. Guarde informações para o momento certo. Nem tudo é para ser dito, saber guardar informações pode ter trazer honra perante as pessoas. Fale com a pessoa certa.
Depois descobriu uma conspiração para matar todo o seu povo, como rainha poderia ter se precipitado e exigido que o rei fizesse algo. Mas Ester foi muito sábia e usou algumas estratégias:

1)  Preparo físico e emocional - Em algumas situações você precisa ter paz de espírito para resolver.
O jejum e a oração colocam tudo no lugar. Aquietam a alma, disciplinam o corpo, e dão a 
autocontrole  e domínio próprio. Saber falar, com sabedoria e com inteligência, faz toda a diferença. 
Quando precisar tomar decisões , recolha-se, silencie a alma para ter equilíbrio  e  fazer a coisa da 
maneira certa, na hora certa.

2) Ousadia -  Ester precisou ser muito ousada. Ela tinha que falar com o rei , mas nos 30 dias seguintes não tinha autorização. Teve que se arriscar, foi à presença do Rei sem ser chamada. Há momentos que precisamos agir,  nos arriscar, ser ousadas, corajosas e falar a verdade. Se tem alguma situação que você precisa resolver, enfrente! Negocie dívidas, leve o currículo, faça a prova, encontre uma estratégia para aumentar sua renda.  Faça o que for preciso e você será bem sucedida. O texto diz que o Rei estendeu para ela o seu cetro e ela achou graça aos olhos dele. Assim será conosco! Quando estamos debaixo da direção de Deus, o " Rei" sempre estenderá o seu cetro para nós, sempre teremos o favor dos homens , porque Deus está no controle.

3) Sentar-se a mesa com o inimigo – Ester usou uma estratégia poderosa e muita sábia. Convidou o inimigo para um banquete. Ela poderia ter denunciado o traidor na  frente de toda a corte, mas não o fez para não dar tempo para o inimigo se armar de justificativas e escapar ileso. Eu imagino o coração dela, sentada ali comendo friamente com aquele que intentava matá-la e a todo seu povo. haverá momentos em que você terá que sentar-se à mesa com aquele que te persegue no trabalho, com aquele que fala mal de você na família, aquele que te deseja mal. Isso não é hipocrisia ou falsidade, Isso é estratégia. Há momentos em que precisamos ter presença de espírito, controle sobre as emoções e mostrar a nossa diferença. Mostrar que somos conduzidos por Deus, não pela nossa alma. Mostrar nossa autoridade, nosso domínio próprio e colocar em evidencia os frutos do Espírito.

4) Esperar o momento certo - Ester percebeu que ainda não era a hora de falar e marcou um novo banquete. Uma mulher empoderada sempre sabe a hora certa de falar e de calar.  Eclesiastes 3 diz que há um tempo determinado debaixo do céu para todas as coisas.  Ela esperou o momento certo e denunciou e  desmascarou seu inimigo.  Não brigue com seus inimigos e perseguidores, não confronte, os entregue nas mãos do Rei. Guarde suas armas para o momentos certo e use  estratégias sábias.Não seja precipitada no falar, não aja debaixo de emoções, busque o domínio próprio, a mansidão, a temperança que vem de Deus.
Ester foi salva, salvou seu povo e foi colocada em honra, juntamente com seu tio que estava destinado a morrer em uma forca.
Quando  não nos precipitamos e usamos as estratégias que Deus nos dá, sempre obtemos êxito. Deus nos coloca em honra e somos respeitados e reconhecidos como aqueles que servem a um Deus poderoso.
Que o Senhor te dê sabedoria para agir debaixo de estratégias e que você seja uma mulher ousada, corajosa e cheia do Espírito Santo para fazer a diferença.


Com amor,
Pra Denise Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário