segunda-feira, 29 de agosto de 2016

RAÍZES QUE PRECISAM SER ARRANCADAS – PARTE II


1ª RAIZ – RAIZ DA AUTOSUFICIÊNCIA/ ORGULHO E SOBERBA- Isaias 14:13-15
E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo”.
O orgulho está bem escondido no coração.
  • NASCE DO MEDO DE NÃO TER VALOR COMO PESSOA.
  • TENHO QUE SER EXCELENTE, OU NÃO SEREI NADA.
  • SE NÃO PUDER SER O MELHOR, SEREI O PIOR.
  • SE NÃO PUDER FAZER COM QUE ME AMEM, FAREI COM QUE ME ODEIEM.
Pv. 29:23 – O orgulho do homem o humilha, mas o espírito humilde lhe dá honra.
Tiago 4: 6 – “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes”.
CURA: RECONHECER E ADQUIRIR DEPENDÊNCIA TOTAL DE DEUS
2ª RAIZ – A RAIZ DA MENTIRA - Provérbios 12:22
“O Senhor odeia os lábios mentirosos, mas deleita-se com os que falam a verdade” .
A mentira entrou na vida do homem pela FALTA DE CORAGEM DE ASSUMIR SEUS ERROS.
A MENTIRA SEMPRE VEM ACOMPANHADA DE UMA JUSTIFICATIVA E DE TRANSFERENCIA DE CULPA.
  • Mentimos pela vergonha de apresentar quem somos ( casa, vida, sentimentos)
  • Mentimos para criar a realidade que gostaríamos de ter
  • Mentimos para encobrir nossos erros
CURA: CONFISSÃO,  ARREPENDIMENTO E PEDIR O QUE O ESPÍRITO DA VERDADE , VENHA SOBRE NÓS.
Joao 8 :32 -  E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
João 4: 23- “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores....”
3ª RAIZ- RAIZ DA REJEIÇÃO E DO ABANDONO   
  • Salmos 27:10 -O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? Porque, quando meu pai e minha mãe me desampararem, o Senhor me recolherá.”
  • Jeremias  1: 5 “Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações!”
  • Isaias 49: 5 / 15 e 16 – “E agora o Senhor fala, ele, que me formou desde meu nascimento para ser seu Servo, para trazer-lhe de volta Jacó e reunir-lhe Israel, {porque o Senhor fez-me esta honra, e meu Deus tornou-se minha força}.
    Pode uma mulher esquecer-se daquele que amamenta? Não ter amor pelo fruto de seu ventre ? E mesmo que ela o esquecesse, eu não te esqueceria nunca.
    Eis que estás gravado na palma de minhas mãos, tenho sempre sob os olhos tuas muralhas”.

Tipos de Rejeição:
  1. Não querer o filho – Momento impróprio/ tentativas de aborto
  2. Rejeição de Gênero -  raiz de homossexualidade / lesbianismo
  3. Rejeição por falta de afeto - Afeto é toque. Só toca para agredir.
  4. Rejeição por falta de atenção – A mensagem dos pais é: não vale a pena perder tempo com você. Tenho coisas mais importantes para fazer.
  5. Rejeição por falta de amor – Cuidado / Disciplina/ respeito / admiração e aceitação
  6. Rejeição por falta de proteção – permitir agressões físicas/ morais e emocionais (ameaças / surras/ humilhações/ críticas/ cobranças excessivas)
  • A pessoa Rejeitada: vive em busca constante de aprovação ,  sente que não vale nada para ninguém.
  • A rejeição é um espírito que precisa ser alimentado para permanecer vivo.
  • A rejeição morre se você privá-lo de alimento.
CURA: RECEBER O AMOR INCONDICIONAL DE DEUS  E VIVER COMO ESCOLHIDO DE DEUS - João 15:16

4ª RAIZ – A RAIZ DA INFERIORIDADE / AUTOPIEDADE  E AUTOCOMISERAÇÃO -  
Juízes 6: 15 – “Ó Senhor, respondeu Gedeão, com que livrarei eu Israel? Minha família é a última de Manassés, e eu sou o menor na casa de meu pai”.

As pessoas que foram rejeitadas, geralmente vivem debaixo destes três sentimentos:
  • Inferioridade – só menor e inferior a todos
  • Auto piedade – tenho pena de mim mesmo, sou um coitado e tudo é comigo
  • Autocomiseração – enxergar-se  sempre como vítima
Esta raiz nos leva a concentrarmos em nós mesmos de forma negativa. Nos mantém cativos no eu e não conseguimos enxergar a Deus e o que ele tem para nós.
Jesus  nos deu a medida certa do amor : “ Ama o próximo como a ti mesmo!”
Pessoas inferiorizadas: amam os outros mais do que a si mesmas.
Pessoas soberbas : amam mais a si mesmas que aos outros.
Pessoas curadas : Amam a Deus acima de todas as coisas e ao próximo com a si mesmas.
CURA: CONCENTRA-SE EM DEUS  /  EXPERIMENTAR DA GRAÇA EFÉSIOS 1:3
“Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;


Nenhum comentário:

Postar um comentário